Regulamento Geral
ATENÇÃO PARA OS PRAZOS
● Submissão de resumos exclusivamente via site: 13/04/2025
● Resultado dos Resumos Aprovados: até 18/05/2025
● Entrega do Poster Finalizado pelo(s) autor(es) em pdf: até 08/06/2025
Poderão ser inscritos resumos de trabalhos científicos, observando-se rigorosamente as normas deste regulamento, referentes as áreas abaixo:
● Toxicologia ocupacional
● Toxicologia experimental
● Toxicologia ambiental
● Toxicologia clínica
● Toxicologia analítica e forense
● Mutagênese e carcinogênese
● Ecotoxicologia
● Nanotoxicologia
● Métodos alternativos em toxicologia
● Toxicologia para a sociedade (estudos na área de educação, ensino e extensão)
1. DATA LIMITE DE RECEBIMENTO DOS RESUMOS
1.1. A data limite para o cadastramento e envio do resumo será até o dia 13/04/2025.
2. FORMA DE ENVIO DOS RESUMOS
2.1. O envio é exclusivamente eletrônico através do site https://app.ciente.studio/toxilatin2025
2.2. Não serão aceitos trabalhos encaminhados através de outros meios que não o site do evento.
3. DATA DE RESPOSTA DO ACEITE
3.1. A resposta em relação ao “ACEITE” do resumo será enviada ao e-mail inscrito até o dia 18/05/2025 e estará disponível no site do evento.
4. AVALIAÇÃO
4.1 Os resumos inscritos dentro do prazo, serão avaliados pela comissão de trabalhos científicos do evento e receberão um dos seguintes pareceres “Aceito” ou “Não aceito”. As decisões serão irrevogáveis.
5. INSTRUÇÕES PARA ENVIO DOS RESUMOS
5.1. Faça seu cadastro online no site do evento (https://app.ciente.studio/toxilatin2025), efetue o pagamento da inscrição. Aguarde a confirmação que será enviada para o e-mail cadastrado.
5.2. Efetue o cadastro do resumo no site do evento, através da sessão “Trabalhos Científicos”. Preencha um formulário para cada trabalho.
5.3. No resumo enviado deverão constar:
▪ Título, que deve ser em letras maiúsculas.
▪ Nomes dos autores: para cada autor, incluir nome completo com as iniciais em maiúsculo e separar o nome dos autores por ponto e vírgula (;). No caso de mais de uma instituição identificar com o nº da instituição (que pertence) ao lado do nome.
▪ Nome da Instituição-Cidade-Estado onde o trabalho foi realizado. Caso haja mais de uma instituição separar com vírgula e numerar.
5.4. O fluxo de texto deve obedecer às seguintes normas:
▪ Introdução;
▪ Objetivo;
▪ Material e Métodos;
▪ Resultados e Conclusão.
Os itens do fluxo de texto deverão ser destacados em maiúscula (INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS E CONCLUSÃO) seguidos de dois pontos e o texto. O texto do resumo deverá ser inserido corrido, sem parágrafos.
▪ Nos Casos Clínicos o resumo deve ter: “INTRODUÇÃO”, “RELATO DO CASO” e “DISCUSSÃO”.
5.5. O resumo deve ter no máximo 350 palavras.
5.6. Os resumos não deverão conter: fotos, gráficos, tabelas, símbolos ou caracteres especiais (podem gerar erros), bibliografias e informações pessoais dos autores.
5.7. Incluir após o resumo de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
5.8. Após as palavras-chave é facultada a inclusão de fonte de financiamento.
5.9. Os resumos serão publicados através do original enviado, sem alterações.
6. APRESENTAÇÃO
6.1. Cabe à Comissão Científica a indicação sobre a possibilidade de apresentação do trabalho na forma de comunicação oral.
6.2. A apresentação dos trabalhos deverá obedecer às seguintes orientações:
● PÔSTER ELETRÔNICO: Não haverá fixação de pôsteres, os trabalhos selecionados ficarão expostos em Telas na área destinada para esse fim durante o evento, intercalando a exibição entre os trabalhos aprovados. Após a divulgação dos resultados os autores terão até o dia 08/06/2025 para enviar o pôster digital finalizado para apresentação no evento, sem possibilidade de prorrogação. A apresentação deverá ser em apenas 1 slide e poderá conter imagens e gráficos (não deve conter vídeos). FORMATO: PowerPoint, pdf, widescreen, layout paisagem. Todas as demais padronizações devem ser definidas pelo autor, cores, formas, imagens, fonte, etc. Em dia e hora a ser determinado pela organização do evento e no local onde o pôster se encontra exposto, o autor fará uma apresentação oral do seu pôster para os avaliadores e congressistas para uma avaliação final durante um tempo máximo de 5 minutos.
● APRESENTAÇÃO ORAL: Os trabalhos selecionados para apresentação oral serão apresentados em horário, dia e sala indicados oportunamente. Cada trabalho será apresentado em formato .pdf ou .ppt e terá duração máxima de 10 minutos e 5 minutos de arguição da banca.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. O apresentador do trabalho científico deverá obrigatoriamente estar inscrito no Congresso até a data do envio do resumo.
7.2. O conteúdo do resumo e da eventual apresentação é unicamente de responsabilidade do(s) autor(es).
7.3. Os autores autorizam a Comissão Organizadora a publicar ou divulgar o resumo com finalidade de divulgação do Congresso, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
7.4. Serão aceitos para avaliação somente trabalhos (resumos) em INGLÊS. As apresentações dos trabalhos aprovados poderão ocorrer em português, inglês e espanhol.
7.5. Resumos enviados fora das normas serão desconsiderados.
7.6. Será concedido um certificado para cada Trabalho apresentado no Congresso, obedecendo a ordem dos autores na inscrição do trabalho.
7.7. Somente serão avaliados trabalhos que cumprirem os itens acima.
7.8. Haverá premiação para os melhores trabalhos.
7.9. Situações que não estejam contempladas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do evento.
Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail toxilatin2025@promoexpressa.com.br